A complexa arte de avaliação de soluções: 7 perguntas importantes para se criar uma sólida metodologia de avaliação

A avaliação de uma nova tecnologia ou aplicativo para a sua organização foi atribuída a você. Nossa! E agora? O que vem depois?

Primeiramente, lembre-se de que você não está sozinho. Muitas organizações em crescimento têm a tarefa de selecionar uma variedade cada vez mais ampla de soluções sofisticadas de segurança de endpoint, iniciativas de cloud, gerenciamento de sistemas e muito mais. Não basta mais improvisar um comitê, rascunhar uma lista de requisitos e deixar que os fornecedores resolvam tudo. Planejar e definir os componentes do processo de avaliação agora são uma parte essencial de um projeto ainda maior e um item importante para ser bem-sucedido.

Desenvolvimento de uma metodologia abrangente e reutilizável para a avaliação de soluções

Algumas destas etapas de planejamento parecem bastante óbvias, enquanto outras precisam de um pouco mais de concentração para serem articuladas. A lista de sete perguntas importantes ajudará você a desenvolver uma metodologia mais abrangente para a avaliação de soluções:

  1. Quem são as principais partes interessadas? Identifique com calma os membros adequados para compor a equipe de seleção e compreenda quais serão suas funções e interesse em fazer parte do projeto. É importante selecionar uma equipe diferente para avaliar o gerenciamento de endpoints ou as ferramentas de proteção de endpoint do que a escolhida para as soluções de gerenciamento de sistemas de informações mais amplas.
  2. Quem tem o poder de tomar decisões? Diferencie aqueles que fazem recomendações dos que tomam decisões e articule os papéis e autoridade de aprovação final claramente.
  3. Quais recursos são necessários? Considere quanto tempo o processo de avaliação pode levar e certifique-se de que todos os participantes tenham disponibilidade para participar de todo o processo. Você precisa do apoio da gerência para ambos, o projeto e a alocação necessária do tempo do funcionário.
  4. Você já formulou a sua lista de perguntas e critérios de solução? Envolva todos os afetados à medida que determinar o que você precisa da solução que escolher. Além de pensar nos recursos específicos, inclua perguntas abrangentes e estratégicas, como se a solução aumentará a sua vantagem competitiva e quanto tempo ela liberará para inovação, especialmente para a equipe de TI.
  5. Qual é o processo para determinar a participação do possível fornecedor? O trabalho pesado de pesquisa é necessário para restringir os possíveis fornecedores com base no mapeamento dos requisitos da sua solução e da funcionalidade fornecida pelas soluções disponíveis.
  6. Quais tipos de atividades de suporte por parte do fornecedor você considera obrigatórias? Você precisa de um RFP, demonstração, teste de avaliação ou prova de conceito? Referências? Aprovações legais?
  7. Quem fará a análise final? Determine quem será encarregado da análise final e da apresentação das conclusões.

Não há dúvidas de que as avaliações de solução demandam muito trabalho. Mas, à medida que a tecnologia se desenvolve e novas ofertas entram no mercado, o processo de avaliação se torna uma base ainda mais fundamental para a obtenção de sucesso.

Aplicação da metodologia de avaliação para as soluções de gerenciamento de sistemas

Se você está no mercado procurando uma solução de gerenciamento de sistemas, nós já adiantamos o trabalho para você. O nosso novo Guia de avaliação de gerenciamento de sistemas de endpoint mostra uma ampla lista de recursos e funcionalidades a serem procuradas em uma possível solução, ajudando você a tornar o processo de avaliação da solução de gerenciamento de sistemas o mais inclusivo e objetivo possível. Na verdade, mesmo se você não estiver procurando um software de gerenciamento de sistemas no momento, ainda pode ser útil conferir o guia e, talvez, até usá-lo como modelo para a sua própria lista de perguntas e critérios de solução.

Saiba mais

Anonymous