Desenvolvedores de banco de dados: Sentem-se excluídos do conceito Agile?

Desenvolvedores de banco de dados: Alguma vez já tiveram a sensação de que todos se aproveitam dos benefícios de produtividade e satisfação oriundos do desenvolvimento Agile, menos vocês?

O conceito Agile está tomando conta do desenvolvimento de aplicativos, das operações e até mesmo do marketing nas organizações. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores de banco de dados observam as outras equipes que utilizam scrums, sprints, trabalho orientado por feedback e testes automatizados e se perguntam como podem também fazer parte deste processo.

O fato é que algumas das coisas que mais admiramos em bancos de dados simplesmente não são compatíveis com o conceito Agile.

  • O banco de dados não se curva; ele quebra. Não é possível simplesmente substituir um banco de dados por algo novo. Nós valorizamos o estado persistente dos dados dentro do banco e, infelizmente, a nossa necessidade dessa resiliência é maior do que o nosso desejo de experimentar do modo pelo qual o conceito Agile é conhecido. Você pode danificar um banco de dados de produção rapidamente caso faça experimentações com ele do modo como faria com um módulo de código.
  • Versões de banco de dados? Quando você atualiza um código de aplicativo da v1 para v2 e algo dá errado, você simplesmente retorna a v1 para a produção e a v2 volta para a prancheta de desenho. Mas em um banco de dados, muitas coisas já terão acontecido neste meio tempo, e portanto não será possível simplesmente restaurar a versão v1 e corrigir a versão v2. Mesmo que o seu banco de dados seja estável, o trabalho para retornar ao seu estado antes da alteração e colocá-lo lado a lado novamente com os aplicativos que estavam sendo executados levaria muito tempo e isto é contra o conceito Agile.
  • A maioria das ferramentas não está lá. As ferramentas de automação que podem acelerar a implantação e manter os desenvolvedores de aplicativos escrevendo código não estão amplamente disponíveis para os desenvolvedores de banco de dados. O principal papel que essas ferramentas desempenham é reduzir o risco de erros manuais ao automatizar processos como testes de unidade, análise de código estatístico e preparação. Com menor risco, os desenvolvedores de aplicativos são capazes de agilizar processos. Até que este risco seja reduzido para os desenvolvedores de banco de dados na mesma proporção, eles nunca poderão acompanhar este ritmo acelerado.

Ainda assim, a automação tem um papel importante a desempenhar no que diz respeito a colocar lado a lado o desenvolvimento do banco de dados com o desenvolvimento de aplicativos. Confira o nosso novo e-book, Tornar-se ágil com o desenvolvimento do banco de dados que introduz o conceito Agile na sua equipe de banco de dados. Você descobrirá que há várias maneiras de reduzir o risco e diminuir os ciclos de desenvolvimento de bancos de dados para que você possa acompanhar de perto a equipe de aplicativos.

É um grande passo a ser dado para fazer com que toda a sua organização seja mais ágil.

Fazer download do e-book

Anonymous