Game of Thrones dos Bancos de Dados: A Casa do Desenvolvimento Agile e a grande batalha em busca da Agilidade para desenvolver em BD

Casa do Desenvolvimento Ágil de Aplicativos vs Casa do Desenvolvimento de Banco de dados Tradicional

Quem manda no ambiente do seu banco de dados?
         

Agora que a 6ª temporada de Game of Thrones está por aí, o inverno finalmente chega em Westeros. Os Lannisters e os Starks estão de volta, será que as perguntas deixadas no ar serão respondidas? (espero que sim).
Mas uma coisa é certa: suas equipes de desenvolvimento de aplicativos utilizando metodologia Agile vão entregar novas versões dos aplicativos e continuarão deixando para trás os antigos processos manuais e lentos do tradicional desenvolvimento de banco de dados.

Permita que a agilidade finalmente assuma o trono e unifique as casas

Sim, os processos de desenvolvimento de banco de dados atuais podem ajudar a reduzir o risco da perda de dados em um banco de dados de produção ativo, mas eles também causam um gargalo enorme, impedindo que as organizações como um todo concretizem a promessa total do conceito ágil: a capacidade de entregar uma nova versão do software com resposta imediata às mudanças do mercado.

Há muito tempo que os desenvolvedores de aplicativos fazem seus juramentos de fidelidade à Casa do Desenvolvimento Agile, aproveitando práticas otimizadas para diminuir os ciclos de desenvolvimento e reduzir os riscos associados a alterações. Então, por que os desenvolvedores de bancos de dados não destronam seus processos tradicionais e deixam que o conceito ágil ocupe o trono?

Os épicos contrastes...

Assim como grande parte do elenco de Game of Thrones sabe as características de cada casa, é importante que você saiba algumas características importantes também entre as casas dos desenvolvedores de aplicativos e a casa dos desenvolvedores de banco de dados que podem culminar em guerra contra o seu progresso na busca por agilidade. Vocês se lembram dessas frases?

  • "Um dos nossos gigantes entrou no seu túnel e nunca mais voltou." Quando desenvolvedores de aplicativos descobrem que uma nova versão apresenta defeitos, é fácil fazer a restauração para a versão mais antiga e substituir a nova versão temporariamente. Tente fazer o mesmo com o seu banco de dados e seus dados ou alterações temporárias (adições, edições, exclusões) e seus dados nunca mais voltarão.
  • "O caos não é um abismo. O caos é uma escada. Muitos que tentam escalar falham e nunca conseguem tentar outra vez." O controle de versão é indispensável às equipes de desenvolvimento de aplicativos como única fonte de verdade. No desenvolvimento de bancos de dados, no entanto, o próprio banco de dados de produção é considerado a única fonte de verdade, mas se você não consegue manter as diferentes instâncias (desenvolvimento, teste, produção etc.) em sincronização, você acabará numa situação caótica em todo o pipeline de implantação.
  • "Às vezes, estradas diferentes levam ao mesmo castelo." Os desenvolvedores de aplicativos entregam novas bases de código inteiramente diferentes com alta frequência porque o seu processo de implantação é totalmente automatizado. Os desenvolvedores de BD chegam ao mesmo castelo, mas pegam a “rota manual e mais lenta” para atualizar o banco de dados de um estado para o outro.
  • "Na guerra dos tronos, até as peças mais humildes podem ter vontade própria. Por vezes, recusam-se a fazer as jogadas que planejamos para elas." As equipes de aplicativos podem implementar alterações urgentes rapidamente devido às automações do seu processo. Quando estão sob pressão para se manterem atualizados, os profissionais de bancos de dados provavelmente darão um jeito para acompanhar rapidamente as alterações e inseri-las na produção com testes limitados e descobrir o que essas “peças humildes com vontade própria” podem causar um tremendo estrago.

Unificando as casas e colocando um fim à guerra

Assim como os Lannisters causam estragos há gerações, esses ambientes extremamente diferentes de desenvolvimento de aplicações vs desenvolvimento de bancos de dados não parecem estar indo embora tão cedo. Mas você pode começar a sua jornada para fazer unificar as casa e fazer parte da Casa do Desenvolvimento Agile em Banco de dados, automatizando o maior número possível de processos tradicionais.

Confira este e-book e torne-se ágil com o desenvolvimento do banco de dados

Como Brienne fez com Podrick, não podemos transformar você em um cavaleiro, mas podemos ensiná-lo a lutar. Nós criamos um e-book, Chegou a hora de tornar-se ágil, repleto de princípios básicos para criar ambientes de desenvolvimento de bancos de dados ágeis e de recursos sugeridos para ajudar você a chegar lá.

Entender a promessa do conceito Agile não precisa ser apenas uma fantasia. Confira o nosso e-book para se armar com as ferramentas certas para ajudar você a manejar a sua espada ágil.

Fazer download do e-book

Anonymous