Windows 10: dicas para uma migração bem-sucedida

Este é melhor momento para mudar para o Windows 10?

A descontinuação do Windows 7 está agendada para 2020, que chegará antes mesmo que você perceba. Com todos os recentes ataques de ransomware nos noticiários, ninguém quer ter sistemas operacionais sem suporte em suas redes. Além disso, com todos os benefícios do Windows 10, inclusive a integração da cloud, os recursos de segurança e os aprimoramentos, essa é a hora de começar a planejar e implementar sua migração.

Todas as pessoas da área de TI sabem da importância de uma implantação consistente. Há muitas coisas que devem ser consideradas, inclusive:

  • Você terá problemas de compatibilidade de hardware/software?
  • Quantas máquinas precisarão ser migradas ou provisionadas?
  • Você possui uma equipe grande o suficiente para concluir as tarefas no prazo?
  • Como a migração será implementada? O processo será manual ou automatizado?
  • Você conseguirá migrar todos os sistemas em massa ou em uma abordagem por fases?

Algumas pessoas podem optar por ferramentas domésticas ou freeware, enquanto outras podem usar ferramentas de terceiros. Geralmente, as ferramentas gratuitas ou domésticas são ótimas por um motivo: elas são gratuitas. Na verdade, mesmo as ferramentas gratuitas acarretam em alguns custos, que muitas vezes são omitidos.

Esses custos ocultos podem incluir recursos limitados ou estritamente definidos. Ou pode haver dificuldades ao mover para uma nova versão de um sistema operacional. Se o autor de uma ferramenta sair, outra pessoa conseguirá utilizá-la de forma eficiente? Também pode haver pouca ou nenhuma documentação em relação a esses tipos de ferramentas, além de pouco suporte disponível.

Ao analisar as ferramentas de terceiros, os custos podem parecer uma desvantagem. Entretanto, esse custo possui um valor associado a ele. Por exemplo, essas ferramentas são fornecidas com suporte. Elas são mantidas atualizadas de forma a gerenciar os mais novos sistemas operacionais. Elas também podem ser gerenciadas centralmente para fácil acesso e uso (em comparação com as ferramentas domésticas, que podem estar localizadas em diversos locais ou compartilhamentos).

Independentemente do método de implementação do Windows 10 escolhido, você definitivamente deve considerar o KACE Systems Management Appliance. Essa solução, com suporte completo, atualizações e treinamento, permite que você e a sua equipe sejam mais eficientes, além de ajudá-lo a automatizar e otimizar sua migração do Windows 10, o que faz com que você economize tempo, recursos e dinheiro.

Related Content